segunda-feira, 23 de março de 2009

O Artífice

Desde que passou a ser disseminado, esse blog ostenta o título "O Ser Humano é o artífice: cria, recria e transforma", que, aparentemente, não revela afinidades com a linha editorial adotada, voltada ao fomento de idéias e aspectos que conformam a realidade brasileira. Até recentemente, o imaginário e a opinião pública se apoiavam significativamente nos conteúdos veiculados pela chamada grande imprensa.

Mas essa realidade passou a sofrer substanciais transformações. Os leitores não deixaram de buscar a chamada grande imprensa, mas eles querem opinar sobre os assuntos veiculados, querem trocar idéias com pessoas que possuam as mesmas afinidades, para traçar opiniões paralelas, a partir de suas diferentes visões sobre os assuntos enfocados.

Em primeira linha, os leitores deixaram de assumir atitudes passivas de apenas “tomar conhecimento dos fatos” para optar por outro caminho: o da interatividade ou da participação ativa nos eventos enfocados. Isso significa que o que mudou foram suas atitudes. De forma subjacente, manifestam uma necessidade primária de sobrevivência humana nesta forma de vida: todo o ser humano deseja ser considerado.

Essa necessidade vital o torna artífice de seu próprio destino, criando, recriando e transformando a realidade onde atua, mas, significativamente, promovendo uma verdadeira transformação em si mesmo. Ao fazer algo, o ser humano também se faz. Dessa forma, a partir das manifestações quotidianas ele vai experimentando a abertura de sua consciência, estando cônscio do significado prático dos fatos comportamentais nos negócios humanos.

Sob essa premissa, onde cada ser humano busca ser considerado e aceito pela sociedade humana, estabelece-se uma verdadeira utopia de que a interatividade humana venha a contribuir para a construção de um mundo sadio, alegre e produtivo. Nada mais tão próximo, porém nada mais tão relativo, pois o poder humano tem aumentado desproporcionalmente à sua sabedoria.

E, assim, as hegemonias acabam por relativizar o sonho de construção de uma sociedade democrática, paritária e evolutiva. Não há fórmulas mágicas. Os processos alternativos se constroem ao longo da caminhada, pela justaposição de idéias.

Dessa forma, estão constituídos os ingredientes básicos para a existência deste blog, que não possui quaisquer preocupações com formas sectárias, panfletárias ou político-ideológicas estratificadas. Ao contrário. Passa-se a defender a postura de que, por trás de cada ser humano, há sempre um homem de ação e um sonhador, um solitário e um de espírito social, um asceta ou um libertino, um herói e um covarde, um homem passional e um ser cognitivo, mas todos esses aspectos podendo coexistir lado a lado em um mesmo organismo.

Pretende-se, pois, através dos artigos inseridos neste blog, gerar reflexões que conduzam o leitor a um autoconhecimento, para alcançar uma espécie particular de reforço diferencial. Trata-se uma tentativa de harmonizar o ser e o ter, combinados para despertar a própria medida. Enquanto se auto-afirma, o indivíduo reforça o seu ambiente social e se aproxima da verdadeira concretização da utopia que transforma todos os envolvidos.

Utilizando-se de todos os seus atributos, pensar, sentir, intuir, transcender, pretende-se alcançar o objetivo maior, lançado através deste blog, de incentivar o leitor a se tornar O Ser Humano artífice: que cria, recria e transforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário