quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Última parada: o santuário dos pássaros






O Parque das Aves é uma das principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu. É formado por uma área ambiental temática, destinadfa a incentivar o turismo ecológico e a preservação de espécies ameaçadas de extinção, entre elas estão aves tropicais raras e multicoloridas.
 
Localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, na Avenida das Cataratas, quilômetro 17, Foz do Iguaçu, o Parque é considerado o maior em sua categoria na América Latina. Nas áreas onde os pássaros vivem confinados é permtida a entrada de visitantes, que ficam frente a frente com as aves. Tucanos, araras, periquitos e outras aves tropicais pousam a poucos metros do visitante, tornando o passeio inesquecível. É o local perfeito para fotografar e conhecer as aves existentes no Brasil, que predominam em relação às espécies da África, Ásia e Austrária, também presentes naquele local.

 
 
Em cada viveiro há placas indicativas de nomes científicos e
procedência dos animais, ressaltando as características
de cada um deles. Foto de minha autoria.
 
Esse tucano, conforme sua descrição acima,
 é um dos mais lindos que pude observar
na visita ao Parque das Aves. Foto de minha autoria.
O Parque das Aves Foz Tropicana possui uma área de 17 hectares de mata nativa, situada próximo ao Parque Nacional do Iguaçu. No viveiro das aves e na Savana Africana espécies raras, de cores exóticas, contrastam com as cores encontradas no recanteo das araras. É um verdadeiro santuário que se espalha ao longo da mata que que lhe dá abrigo.
 

Há uma enorme variedade de papagaios e,
como não poderia ser diferente, assisti muitos turistas,
que andavam praticamente nos acompanhando,  
tentarem falar com os animais.
" Vem cá louro ", " Dá o pé louro", "canta louro",
fazendo assobios à espera que os animais
 interagissem com eles.
Olhando aquele espetáculo burlesco,
muitas vezes assistindo um pai,
tentando impressionar seus filhos,
perguntei-me, em meu monólogo:
 "afinal, quem é mais inteligente aqui? 
Foto de minha autoria.
 
Confesso que gostaria de ver cada ave, confinada em gaiolas e cativeiros, voar livre, experimentando a liberdade. É paradoxal assisti-los confinados como única forma de preservá-los, para se evitar que sejam exterminados rapidamente, apesar das leis severas, fiscalizadas pelo IBAMA. Aí, para me consolar digo a mim mesmo: "o ser humano ainda precisa caminhar muito para chegar a ser considerado civilizado".
 
A maioria dos animais quem vivem naquela área é originária de zoólógicos, criadores autorizados pelo Ibama ou centros de reabilitação. Além de favorecer a visitação, os proprietários do Parque das Aves também desenvolvem uma série de iniciativas, ligadas à educação, conservação ambiental e pesquisas que visam a intensificação da reprodução em cativeiro.
 
Os viveiros são suficientemente grandes para permitir que
os pássaros se desloquem voando, de um lado para outro.
 Acostumados, muitos deles posam pertinho do visitante.
 Alguns chegam até mesmo a fazer poses para impressionar
quem passa por seus viveiros. Foto de minha autoria.
Entrar em enormers viveiros (foto acima) e acompanhar de perto a vida de mais de 900 aves e de 150 espécies, é uma experiência inesquecível. O turista encontra uma infinidadde de gorjeios e cores, entre elas araras-azuis, papagaios (foto acima de minha autoria) tucanos, garças, pavões e outros.
 

Nem todas as aves vivem confinadas.
Algumas estão livremente integradas à floresta do
 Parque Nacional do Iguaçu (foto acima de minha autoria).
Já acostumados à visitação, esses animais
permitem a aproximação do visitante,
não se preocupando, no entanto,
em agradá-lo nem mesmo se sentem
molestados pelas visitas que recebem
 em sua atual moradia.
 
Os visitantes seguem uma trilha pavimentada de aproximadamente 1.000 metros, que leva a diversos viveiros de aves, perfeitamente integrados à floresta.No roteiro, o visitante pode conhecer mais de 900 tipos de aves de 150 espécies. Dentro das opções, o visitante pode entrar no borboletário, visitar o viveiro de beija-flores, percorrer o setor de répteis, onde estão cobras (uma jiboia dormia enroscada em um pedado de tronco), jacarés e lagartos, a poucos metros dos olhares visitantes.
Os passeios duram aproximadamente uma hora. O Parque possui área de estacionamento, lanchonete e loja de souvenirs (foto acima de minha autoria). Ao longo do percurso são encotradas cascatas e florestas, sendo permitido fotografar e tocar as aves mansas.
 
Endereço: Rodovia das Cataratas, km 17 - Caixa Postal 988.
Horário de funcionamento: diariamente (inclusive feridados), das 8h30m às 17h30m e, durante o horário de verão, das 8h30m às 18h.
 
Mais informações consulte o site www.parquedasaves.com.br ou telefone para (45)3529-8282.




Nenhum comentário:

Postar um comentário